Header Ads

test

Organização do 4º encontro dos estudantes Maenses em Portugal desmente jornal "A Semana Online"

Ainda que algo tardio, não podia deixar de, enquanto membro da Comissão Organizadora, reagir veementemente contra o mau serviço que o redactor da peça sobre o IV Encontro de Estudantes Maenses em Portugal – Coimbra 2012 prestou aos leitores do A Semana Online. 
Keita Santos -  Membro da Organização do 4º Encontro 

Foi extremamente abusivo conotar o tema da edição 2012 do Encontro – “Identidade Cultural, Políticas/Estratégias Alternativas de Desenvolvimento e Combate à Pobreza” – com o título da peça “Estudantes do Maio querem mudança na ilha”, em pleno período de campanha para eleições autárquicas, violando claramente o princípio da objectividade na elaboração da notícia, exibindo, pura e simplesmente, uma interpretação pessoal que evidencia um claro aproveitamento político do evento em causa.

Este mau serviço agrava-se ainda mais quando se considera que o seu autor teve acesso ao texto integral do projecto do Encontro e, ao invés de informar devidamente sobre a pretensão da Comissão Organizadora ao escolher aquele tema, serviu-se de um excerto do texto – “viragem imprescindível na abordagem que os maenses fazem à sua própria realidade, rejeitando a passividade perante o que lhes é sugerido, ou até imposto, a nível local e também pelo poder central” – para reforçar a pretensa vontade de “mudança” dos estudantes. 

A mudança que se propôs tem unicamente que ver com o nível de participação dos locais na discussão de políticas públicas, quer manifestando apoio à actual orientação, quer sugerindo outras abordagens, sendo estes actos de cidadania precedidos de reflexão cuidada e amplamente ponderada. Ao se debater políticas e/ou estratégias alternativas de desenvolvimento e combate à pobreza, não se pretendeu, necessariamente, rejeitar a orientação até então vigente. Perspectivou-se um debate aberto a todos os que quisessem contribuir e sugerir novas abordagens sobre a estratégia a assumir para o desenvolvimento da ilha ou reforçar e complementar a que se tem seguido.

Que não se interprete este texto como sendo uma toma de posição oposta àquela sugerida na notícia a que me refiro! As sucessivas comissões de organização do Encontro de estudantes maenses em Portugal têm e devem pautar as suas actuações por um elevado grau de independência, em coerência com o propósito de promover reflexões e debates rigorosos e apartidários, contribuindo para a formação cívica dos estudantes e estimular suas capacidades de analisar questões de âmbito público, formar e emitir opiniões independentes.

Uma das mudanças que certamente os estudantes maenses, maenses em geral e todos os cabo-verdianos querem é a do tipo de jornalismo que se tem feito em Cabo Verde. Merecemos melhor!

Consultar o link:
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article76273&var_recherche=Encontro+de+Estudantes+Maenses+em+Portugal&ak=1

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.