Organização do 4º encontro dos estudantes Maenses em Portugal desmente jornal "A Semana Online"
Ainda que algo tardio, não podia deixar de, enquanto membro da Comissão Organizadora, reagir veementemente contra o mau serviço que o redactor da peça sobre o IV Encontro de Estudantes Maenses em Portugal – Coimbra 2012 prestou aos leitores do A Semana Online.
Keita Santos - Membro da Organização do 4º Encontro
Foi extremamente abusivo conotar o tema da edição 2012 do Encontro – “Identidade Cultural, Políticas/Estratégias Alternativas de Desenvolvimento e Combate à Pobreza” – com o título da peça “Estudantes do Maio querem mudança na ilha”, em pleno período de campanha para eleições autárquicas, violando claramente o princípio da objectividade na elaboração da notícia, exibindo, pura e simplesmente, uma interpretação pessoal que evidencia um claro aproveitamento político do evento em causa.
Este mau serviço agrava-se ainda mais quando se considera que o seu autor teve acesso ao texto integral do projecto do Encontro e, ao invés de informar devidamente sobre a pretensão da Comissão Organizadora ao escolher aquele tema, serviu-se de um excerto do texto – “viragem imprescindível na abordagem que os maenses fazem à sua própria realidade, rejeitando a passividade perante o que lhes é sugerido, ou até imposto, a nível local e também pelo poder central” – para reforçar a pretensa vontade de “mudança” dos estudantes.
A mudança que se propôs tem unicamente que ver com o nível de participação dos locais na discussão de políticas públicas, quer manifestando apoio à actual orientação, quer sugerindo outras abordagens, sendo estes actos de cidadania precedidos de reflexão cuidada e amplamente ponderada. Ao se debater políticas e/ou estratégias alternativas de desenvolvimento e combate à pobreza, não se pretendeu, necessariamente, rejeitar a orientação até então vigente. Perspectivou-se um debate aberto a todos os que quisessem contribuir e sugerir novas abordagens sobre a estratégia a assumir para o desenvolvimento da ilha ou reforçar e complementar a que se tem seguido.
Que não se interprete este texto como sendo uma toma de posição oposta àquela sugerida na notícia a que me refiro! As sucessivas comissões de organização do Encontro de estudantes maenses em Portugal têm e devem pautar as suas actuações por um elevado grau de independência, em coerência com o propósito de promover reflexões e debates rigorosos e apartidários, contribuindo para a formação cívica dos estudantes e estimular suas capacidades de analisar questões de âmbito público, formar e emitir opiniões independentes.
Uma das mudanças que certamente os estudantes maenses, maenses em geral e todos os cabo-verdianos querem é a do tipo de jornalismo que se tem feito em Cabo Verde. Merecemos melhor!
Consultar o link:
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article76273&var_recherche=Encontro+de+Estudantes+Maenses+em+Portugal&ak=1
Post a Comment