Header Ads

test

Rede SOL já dispõe de um espaço de atendimento de vítimas de VBG


As mulheres da ilha do Maio vítimas de Violência Baseado no Género (VBG), já dispõem de um espaço onde podem ser atendidas e ajudadas em caso de necessidade, garantiu hoje, à Inforpress o coordenador local da Rede Sol, Ulisses Duarte.

Segundo a agência de notícias de Cabo Verde, Ulisses Duarte considerou que, apesar de se encontrarem ainda da actividade, com apenas três meses de vida, já atenderam uma dezena de vítimas de VBG e que todos os casos foram resolvidos de forma célere deixando as visadas satisfeitas.


Conforme frisou, à primeira vista as pessoas tem uma noção de que a ilha do Maio é pacata, mas neste aspecto ela não está muito longe dos grandes centros urbanos, porque “se levarmos em conta que nem sempre as vítimas dêem a cara, o numero de mulheres até então atendido é prova de que as pessoas estão a quebrar o silêncio”.

Nesse espaço que foi aberto no mês de Novembro, prestamos sobretudo o atendimento psicológico, graças a um grande impulso que recebemos da procuradora da Comarca do Maio, Maria Flora Lopes, que tem experiência no ramo”, sublinhou Ulisses Duarte, citado pela Inforpress, acrescentando que já contam com a colaboração da Delegacia de Saúde, da Polícia, Ministério Público, Casa de Direito, Igreja Nazarena, assim como a Cruz Vermelha, OMCV, CMM e a Morabi.

Anunciou entretanto que pretendem realizar dentro em breve, palestras, encenação de teatro em outras actividades, como forma de levar sobretudo às mulheres em todas as localidades da ilha, mensagens esclarecedoras sobre os seus direitos e deveres.

Conforme a Inforpress, para tal contam com a colaboração de dois psicólogos na realização de palestras onde explicam sobre o alcance do projecto, e do Ministério Público que demonstra a aplicabilidade da lei.

De acordo com Ulisses Duarte, em parceria com a Polícia Nacional a Rede Sol do Maio recebeu acções de formações nos diversos módulos como Igualdade de Género, Violência Baseada no Género, técnicas de atendimento as vítimas, aspectos jurídicos de atendimento, entre outros.

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.