Header Ads

test

Eleições autárquicas marcadas para 1 de Julho

O primeiro-ministro José Maria Neves, anunciou esta quinta-feira, que as sextas eleições autárquicas no país decorrem no próximo dia 1 de julho.

O anúncio foi feito no final da reunião do Conselho de Ministros. A 4 deste mês, ao abrigo da lei eleitoral, José Maria Neves ouviu os partidos políticos legalmente constituídos sobre a data da realização das autárquicas deste ano.

Às sextas eleições autárquicas concorrem apenas quatro forças políticas - Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Movimento para a Democracia (MpD), União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) e Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS).

O PAICV apresenta candidatos nos 22 municípios, enquanto o Movimento para a Democracia (MpD) concorre em 21 autarquias, e apoia ainda o grupo independente na ilha do Sal, que vai ser encabeçado pelo atual autarca Jorge Figueiredo.

A UCID, por razões financeiras, concorre em apenas cinco municípios, entre eles o de São Vicente, onde se apresenta com o líder do partido, António Monteiro.

Nas últimas eleições autárquicas, realizadas a 18 de maio de 2008, o MpD venceu 12 câmaras - Cidade da Praia, Santa Catarina, Tarrafal, São Domingos, São Miguel e Ribeira Grande (todas na ilha de Santiago), Maio, Boavista, Ribeira Grande e Porto Novo (Santo Antão) e São Vicente, bem como a do Sal.

O PAICV, por seu lado, venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos (Santiago), Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe (Fogo), Brava (Brava), Paul (Santo Antão) e Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau).

Fonte: Lusa

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.