Header Ads

test

Os tambores já anunciam a abertura das festividades de Santa Cruz


Os tambores começaram a emitir esta quinta-feira os primeiros sons que anunciam a abertura da época das festividades de Santa Cruz, na ilha do Maio, com os festeiros a deslocarem-se de casa em casa como reza a tradição.
Em declarações à Inforpress, o presidente da recém-criada “Associação da Tabanka da Ilha do Maio”, José António Freire indicou que as actividades iniciaram-se com a romaria da tabanka em várias zonas da cidade do PortoInglês.

“Contamos ter muita adesão por parte das pessoas nos desfiles de tabanka que normalmente começam às 20 horas e prolongam-se até à meia-noite, sobretudo com o aproximar da festa, momento em que os jovens costumam dar um ar da sua graça”, frisou.

Segundo esse responsável, normalmente a festa vai ganhar “maior dinâmica” já neste este sábado, 21, com o início da “kutchida” (preparação do milho no pilão), continuando até o dia 4 de Maio, mas o momento alto será no dia 3 de Maio, momento em se faz a passagem do “reino” ao festeiro que vai assumir a festa no ano seguinte.

António Freire disse que neste momento existem dois grupos que celebram a festa de Santa Cruz, um encabeçado pelos jovens e outro integrando pessoas mais idosas que querem preservar esta manifestação cultural considerada a mais antiga da ilha.

Entretanto, António Freira indica que o objectivo da agremiação é juntar esses dois grupos num só.

“Já tivemos um encontro com o vereador da Cultura na Câmara Municipal do Maio que nos prometeu ajudar este ano na realização de um festival de Tabanka que está a depender desse apoio”, frisou, indicando que para o ano pretendem convidar um grupo de Tabanka da Cidade da Praia para participar nas festividades de Santa Cruz, com vista a dar mais a vida a esta manifestação cultura que se encontra um pouco adormecida na ilha.

Por coincidência, o “rei” (juiz da festa) este ano é filho de uma das mais antigas tocadoras de tambor da ilha do Maio, conhecida por “Nha Xepa”, quem viajou expressamente dos EUA para assistir a festa de Santa Cruz.

No dia 3 de Maio, ponto alto da festa, as actividades começam pela manhã com a missa na Igreja Matriz, seguido do regresso dos festeiros à casa da rainha. Às 13 horas partem rumo ao local denominado “Cruz”, na zona da Salina, onde se realiza o acto de nomeação do rei e rainha do ano seguinte.


Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.