Header Ads

test

Autarca faz balanço positivo da missão de intercâmbio a São Tomé


O presidente da Câmara Municipal do Maio, Manuel Ribeiro, fez hoje um balanço “positivo” da visita que efectuou ao município de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, juntamente com o seu homólogo de Loures, Portugal.



A Câmara Municipal do Maio participou de 15 a 18 de Outubro no II Intercâmbio enquadrado no Programa do Reforço dos Actores Descentralizados, ocorrido em Água Grande, São Tomé e Príncipe, município com quem mantém um protocolo de geminação celebrado em Março último, nas áreas de gestão autárquica, formação profissional, saneamento básico, urbanismo, ambiente, cultura e desporto.
Participaram no intercâmbio, além da Câmara local e da autarquia maiense, o Município de Loures. Como convidados estiveram a representante do Instituto Marquês de Valle Flôr, o Cônsul de Cabo Verde e a Embaixadora de Portugal em S.Tomé e Príncipe e alguns representantes do governo santomense.

Durante o intercâmbio foram apresentados o plano de desenvolvimento local de Água Grande, a evolução do plano de desenvolvimento da ilha do Maio, o sistema de abastecimento de água em Água Grande, a optimização do sistema de abastecimento de água no Maio, as áreas sociais, ambientais, de protecção civil e de planeamento urbanístico dos dois municípios.


Foi ainda realizado o II Encontro Internacional de Desenvolvimento Local em São Tomé e Príncipe, presidido pelo Presidente da República Santomense Manuel Pinto da Costa.
Houve também visitas aos pontos de abastecimento de água e sistemas de distribuição, à fábrica de moagem de mandioca, à loja de transformação de produtos de terra, às roças, às instalações da Câmara Distrital de Agua Grande e à sede dos cabo-verdianos em S.Tomé em Príncipe (onde ocorreu um almoço com a presença do cônsul de Cabo Verde). A comitiva ainda assistiu à inauguração de quatro escolas pelo embaixador de Japão no Senegal.


De recordar que o propósito do intercâmbio foram atempadamente anunciados neste espaço, 9 de Outubro último.


O próximo encontro ficou agendado para 2014 em Loures, Portugal.

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.