Header Ads

test

Câmara Municipal quer ajuste da tarifa de água para dar sustentabilidade à sua produção


A Câmara Municipal do Maio quer que a ARE faça um ajuste da tarifa de água à semelhança do que foi feito em Porto Novo (Santo Antão), para se poder garantir a sustentabilidade de produção na ilha.


O autarca Manuel Ribeiro disse hoje que uma equipa camarária já analisou ao pormenor a situação da produção de água no concelho, tendo concluído que é necessário um ajuste do tarifário local para que se possa continuar a produzir água de qualidade e em quantidade satisfatória.

Para tal, avançou ainda o autarca que a edilidade já enviou uma solicitação nesse sentido à Agência de Regulação Económica (ARE) e aguarda pela resposta.

“Estamos a fazer uma apreciação em termos comparativos com o despacho saído da própria ARE relativo ao Serviço Autónomo de Água e Saneamento do Porto Novo, tendo em conta que são duas estruturas com as mesmas condições de funcionamento e entendemos que é legítimo que seja aplicada a mesma tabela”, explicou.

Manuel Ribeiro disse no entanto, que não pode avançar se vai ou não haver aumento da tarifa de água na ilha, porque estão a aguardar pela resposta da ARE, que tem a responsabilidade na matéria.

Contudo, o edil adiantou ter já encetado contactos também com a Direcção-Geral de Energia sobre a possibilidade de adquirem combustível a um preço especial para a produção de água, da mesma forma que se aplica à Electra para a produção de energia, uma alternativa, segundo disse, que poderá garantir a sustentabilidade de produção de água na ilha.

“Existe uma portaria nesse sentido, por isso já enviamos uma solicitação à Direcção-Geral de Energia e estamos à espera da resposta, porque o défice tarifário é muito elevado para o serviço de água e para a própria Câmara, o que complica a sustentabilidade de produção de água”, indicou.

O autarca informou entretanto, que neste momento a ilha do Maio está coberta quase a cem porcento em termos de ligação de rede de água ao domicílio, facto que o mesmo considera ser “muito significativo” para a melhoria do nível de vida da população.

WN

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.