Header Ads

test

Demitido professor que se envolveu com ex-aluna


Cidade do Porto Ingles, 07 Janeiro 2013 (ponta Kurral) 

Foi demitido o professor primário e secretário da Assembleia Municipal do Maio, José Maria Barbosa, acusado de se envolver sexualmente com uma ex-aluna de 14 anos. O despacho foi assinado pela ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, no passado mês de Dezembro, e o docente em causa já foi oficialmente notificado.
Maio: Demitido professor que se envolveu com ex-aluna

O desfecho do processo disciplinar que culminou com a demissão deste professor foi confirmado ao asemanaonline pela Inspectora-Geral da Educação, Maria Clara Marques, que realça que, pelo menos por um período de cinco anos, José Maria Barbosa não vai poder reintegrar o quadro do Ministério da Educação e Desporto.
“A Lei permite que, depois de cinco anos, ele possa solicitar a sua reintegração. Mas este processo, porque tem a ver com o envolvimento sexual com uma aluna, é mais complexo. Para além de cumprir alguns requisitos, a tutela terá de autorizar a sua reintegração. Mas nos casos de violação, agressão, envolvimento sexual e /ou tentativa de violação, a ministra defende o afastamento definitivo do docente”, frisa a responsável.
O caso de Barbosa, que leccionava no Polo Educativo Nº1 da vila do Porto Inglês, veio à tona quando um irmão da vítima, estudante em Portugal, suspeitou das conversas entre a menor e o seu ex-professor no Facebook, e comentou tal facto com a mãe. Esta denunciou José Maria Barbosa ao Tribunal e à delegação do Ministério da Educação, que de imediato tomaram as providências necessárias.
Em Outubro do ano passado, logo após a denúncia, um inspector do Ministério da Educação e Desporto foi enviado à ilha do Maio para instruir um processo disciplinar ao professor que também é Secretário da Assembleia Municipal.
Ouvido no Tribunal, o visado ficou sob Termo de Identidade e Residência e ainda proibido de contactar com os familiares da vítima. O processo conheceu agora o seu desfecho a nível do MED com a demissão do docente.
Fonte: Asemana

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.