Header Ads

test

Artesãos da Calheta vão receber formação para capacitação em rendas, bordados e costura


O Centro de Formação Profissional do Maio (CFPM) vai levar a cabo a partir de hoje, 12 de Novembro, uma formação para capacitação em rendas, bordados e costura, numa extensão total de 80 horas.



Esta formação é realizada na localidade da Calheta, beneficiando um grupo denominado de “Colectivo de Artesãos da Calheta”, composto por cerca de 20 mulheres, na sua maioria, chefes de família.
Trata-se de um grupo organizado, que há alguns anos, tem vindo a desenvolver trabalhos na área de costura, renda e bordados. O grupo também é composto por mais 5 homens, que fazem trabalhos de artesanato e pintura.
Com o apoio da CMM, o grupo tem desenvolvido alguns trabalhos, ainda que não de uma forma corrente, pois nem sempre possuem materiais suficientes para exercerem as suas actividades nas melhores condições. O mesmo grupo já participou em algumas feiras, tanto na ilha como noutros pontos do país.

Ainda assim, existem alguns constrangimentos, que dificultam o seu dia-a-dia, como por exemplo, a falta de apoios, ou necessidade de estarem melhor capacitados.
É nesta base que, por um lado, pretende-se capacitá-los com uma formação, que lhes permitirão complementar as suas habilidades, e por outro, promover a cultura local.

Já no Plano de Actividades para 2013, o CFPM pretende capacitar os restantes elementos, com uma formação na área de artesanato e pintura.

fonte: CMM

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.