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Obras de infra-estruturação do Núcleo I da ZDTI Sul da Vila do Maio vão arrancar em 2013


Obras de infra-estruturação do Núcleo I da ZDTI Sul da Vila do Maio vão arrancar em 2013

A infra-estruturação do Núcleo I da ZDTI Sul da Vila do Maio (ZDTIB SVM) passa, numa primeira fase, pelo inicio já em 2013 de obras da construção da via de ligação, provisória, à zona de Ponta Preta, a rede viária principal e o acesso público à praia, conforme previstos no Plano de Ordenamento do Território (POT) da ZDTI SVM. Numa segunda fase, em função da data de entrada em funcionamento dos empreendimentos que, aí irão ser instalados, serão desenvolvidas as outras infra-estruturas de rede primária, nomeadamente energia, comunicações, água e saneamento.

De acordo com o POT da ZDTI SVM, a via principal deve ter dois sentidos e possuir um perfil transversal mínimo de 7 metros, com passeios laterais dotados de uma largura mínima de 2 metros.

O Núcleo I do POT de SVM apresenta as seguintes características técnicas específicas para a rede viária: 

-Extensão total: 2376 metros, dos quais, via principal: 1519 metros; via de acesso público à praia: 857 metros;

- Perfil transversal tipo incluindo a via de acesso público à praia: 7 metros, com passeios laterais dotados de uma largura de 1 metro (7+1+1);

- Tipo de pavimento: calçada em pedra basáltica ou calcária sobre almofada de areia, assente sobre base compactada.

O Núcleo I do POT da ZDTI SVM contempla, ainda, uma via de ligação, que assegura a articulação da rede viária primária à futura Via Estruturante do Maio e, enquanto esta não entrar em funcionamento, à estrada actualmente existente que liga a Cidade do Porto Inglês ao Barreiro.

Ainda de acordo com mesmo POT, as vias de ligação devem ter dois sentidos e possuir um perfil transversal de 7 metros,com valetas laterais, a executar de acordo com o perfil transversal previsto no Plano dos perfis-tipo das vias.
Atendendo aos custos e prazos envolvidos com a construção da Via Estruturante do Maio, bem como à proximidade dessa ZDTI com a Cidade do Porto Inglês, numa primeira fase, o acesso ao Núcleo 1 do POT da ZDTI SVM será efectuado através da zona designada de Ponta Preta, no extremo Oeste da Cidade do Porto Inglês. Esta via de ligação terá as seguintes características técnicas específicas:

- Extensão aproximada: 300 metros, incluindo uma passadeira de atravessamento da Ribeira Preta;

- Perfil transversal tipo incluindo a via de acesso pública à praia: 7 metros, com valetas laterais;

- Tipo de pavimento: calçada em pedra basáltica ou calcária sobre almofada de areia, assente sobre base compactada.


A passadeira, por sua vez, será executada em paredes confinantes em alvenaria de pedra basáltica ou em betão ciclópico, pavimento também em betão ciclópico, com acabamento em betão simples (betão acabado). Terá uma extensão total de cerca de 100 metros e uma largura total de cerca de 12 metros.
O investimento global para a rede viária (principal + acesso público à praia + ligação) do Núcleo I da ZDTI SVM é estimado em cerca de 62 mil contos (principal + acesso público à praia 48 mil contos; ligação 14 mil contos).
Em relação às outras infra-estruturas de rede, que serão desenvolvidas numa segunda fase, estima-se em 150 mil contos (50 mil contos/km) o investimento necessário.
Recorde-se que em 2011, elaborou o master plan para o Núcleo I da ZDTI Sul da Vila do Maio (ZDTI SVM), o que lhe permitirá disponibilizar lotes de terreno de pequena e média dimensão. Esses lotes destinam-se a fins diversos, como sejam, hotéis de pequena dimensão, restaurantes, vivendas turísticas, agências renta-a-car, agências de viagens e turismo, clínicas, centros comerciais, supermercados, infra-estruturas de desportos náuticos e de entretenimento, entre outros, constituindo uma excelente oportunidade de investimento, nomeadamente para o empresariado nacional.
O Núcleo I da ZDTI SVM possui uma área de desenvolvimento turístico de aproximadamente 100 hectares e uma carga máxima de 813 quartos.

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