Header Ads

test

Gafanhotos atacam culturas hortícolas no Maio


Os agricultores da ilha do Maio estão a braços com uma praga de gafanhotos que está a destruir as culturas hortícolas. De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), a praga, de nome científico Anacridium aegyptium e mais conhecido por cigarrona, ataca as acácias quando atinge a idade adulta, mas após a queda das chuvas alimenta-se nos viveiros de cebola, feijões, entre outras culturas.

Carlos Dias garante que a situação está sob controle e que o MDR já tem equipas no terreno para combater esta praga que anualmente ataca as culturas em toda a ilha. Outra estratégia adoptada passa por distribuir produtos químicos aos agricultores para a devida prevenção.

Ainda na ilha, o delegado informa que a Comissão Regional de Parceiros e as associações de Cascabulho e Morro vão juntar-se para limpar a área florestal. É que estas duas associações foram beneficiadas com fornos para produção de carvão, pelo que vão ter um papel importante tanto na limpeza como na fiscalização da densa floresta de quase quatro mil hectares, mas que tem sido sistematicamente invadida.

“O acordo vai permitir maior vigilância e qualidade na floresta e evitar que seja transformada em mata, porque aí os riscos de incêndios são ainda maiores”, frisa Dias, informando que a assinatura do protocolo de compromisso deverá acontecer até final deste ano.

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.