Header Ads

test

Formações em gestão, estratégia, comunicação e modernização terminam com uma avaliação positiva de formadores e formandos


Caiu o pano sobre as formações que decorreram no Centro de Formação Profissional do Maio (CFPM), destinadas ao executivo camarário, técnicos superiores e eleitos municipais.
Hoje, no acto de encerramento foi feito um balanço geral e os formandos receberam certificados de participação.




Todos, formadores e formandos, avaliaram positivamente as acções formativas. O formador Alfredo Santos, Director do Departamento da Cultura, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Loures (CML) realçou “o forte empenho dos formandos e a boa troca de experiências que se processou”. Para ele “aqui (CMM) há boas condições para um bom desempenho, já que os formandos demonstraram dedicação e competências em vários domínios”. A finalizar, Alfredo Santos destacou “o envolvimento dos políticos na formação, como algo de muito positivo”.

Já Carlos Santos, outro formador e Director do Departamento dos Recursos Humanos da CML, considerou que “houve uma transmissão da nossa experiência em Loures para preparar os formandos para a mudança no processo de desenvolvimento da ilha que vai e deve ocorrer nos próximos tempos” e espera que estes “tenham saído mais apetrechados” depois das formações. Por fim, ele considera-se “compensado e satisfeito”.

Felipe Caçapo, também formador e Director do Departamento Financeiro da CML espera “ter contribuído com a minha e a experiência da autarquia que represento para que os executivos e técnicos da Câmara Municipal do Maio passem a trilhar um caminho que os leve a prosseguir a sua missão”. Ainda, segundo Caçapo, “os formandos evidenciaram competências e potencialidades interessantes.”

Todos os formandos deram nota alta à formação. Mário Daniel Tavares, técnico cultural, disse que aprendeu muito, sobretudo sobre a vertente da comunicação, e que foi bom conhecer os direitos e deveres profissionais. A avaliação é positiva e espera que venha a suceder mais acções do tipo.
Amílcar Andrade, eleito municipal, salientou a aprendizagem de formas de se lidar com os recursos humanos numa instituição.
Loide Araújo, técnica social, enfatizou o reforço do conhecimento que já possuía e a apreensão de novas coisas. Segundo ela “é preciso que haja a partir de agora um acompanhamento pós-formação para se fazer uma avaliação e garantir o sucesso da sua aplicabilidade no contexto laboral”. A implementação do sistema de avaliação de desempenho, com especial atenção para a escolha dos avaliadores, é outra recomendação importante que deixa. 

Adriano Silva, Vereador, ressaltou a pertinência da formação, sobretudo a nível do conteúdo programático e a sua relevância para o contexto laboral autárquico. 
No âmbito da parceria Maio-Loures, Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures mostrou disponibilidade em reforçar a cooperação existente e ainda agradeceu a simpatia da Câmara Municipal do Maio. Teixeira realçou a importância que tem a disponibilidade dos trabalhadores autárquicos em servir a população. Ele ainda elogiou a dedicação que houve por parte dos formandos.

Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Maio (CMM) pôs tónica no grande empenho das duas autarquias e do Instituto Marquês de Valle Flôr, para que o projecto de formações encontrasse financiamento junto da União Europeia. Ribeiro afirmou que a parceria multi-actores tem uma forte componente humana, o que vem ficando evidenciado na capacitação dos técnicos da CMM. A finalizar, ele apelou à continuidade da parceria e garantiu que a autarquia que dirige desenvolverá esforços para criar internamente um núcleo de formadores, já no próximo ano.

De recordar que foram ministradas acções formativas em gestão, estratégia e comunicação para executivo camarário e eleitos municipais, e ainda comunicação e modernização para os técnicos autárquicos. As acções formativas aconteceram de 5 a 9 de Novembro, contando com um total de 28 formandos, distribuídos por duas turmas e com uma carga horária de 70 horas, no total.

fonte: CMM

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.