Header Ads

test

Cabo Verde candidata a selecção africana do ano


O ano de 2012 vai ficar na história como um dos mais gloriosos do desporto e do nosso futebol. Depois do inédito apuramento para a CAN’2013, Cabo Verde é uma das nomeadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para a categoria de selecção africana do ano. Os “Tubarões Azuis” concorrem ao lado da campeã continental, Zâmbia, da Costa do Marfim e da República Centro Africana.

A CAF justifica esta nomeação de Cabo Verde com o apuramento inédito da selecção comandada por Lúcio Antunes para a CAN’2013, que acontece na África do Sul. Mas 2012 não foi só isso. Cabo Verde realizou sete jogos - seis oficiais e um amistoso com o Gana - conseguiu três vitórias e quatro derrotas. Marcou 12 golos e sofreu oito.
Mas a vitória que deu mais sabor ao combinado nacional foi o 2 – 0 aos Camarões no Estádio da Várzea, que permitiu aos “Tubarões Azuis” eliminar este colosso africano, mesmo com o 2 – 1 sofrido na casa do adversário. Mas antes despachou de forma convincente - este facto também foi destacado pela CAF - o Madagáscar, com 4 - 0 fora e 3 - 1 no Estádio da Várzea.

Este ano, Cabo Verde vai terminar em 63º lugar no ranking da FIFA e 14º a nível africano, mas no mês de Outubro chegou ao 10º posto a nível continental e foi a 51ª melhor selecção mundial, de resto a melhor posição de sempre dos "Tubarões Azuis", que almejam estar entre as 50 melhores selecções do mundo.
O galardão vai ser entregue no dia 20 de Dezembro, em Acra, no Gana. Além da selecção do ano, será anunciado ainda o jogador do ano, o jogador do ano a actuar em África, selecção feminina, equipa africana, jogadora do ano, treinador do ano e jovem promessa de 2012. A votação estará a cargo das Comissões Permanentes da CAF, nomeadamente os jornalistas e comités técnicos.

Para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, esta nomeação é "honrosa" e significa mais um motivo de orgulho para todos os cabo-verdianos. Entretanto, diz que este “prémio” é sinal de mais responsabilidade. Mas garante que a turma nacional vai continuar a trabalhar para elevar o nome do futebol nacional além-fronteiras.

Sem comentários

Os comentários são bem-vindos e importantes.

Esteja a vontade para comentar este artigo mas sem insultar quem quer que seja, pois este não será aprovado.